Valverde del Fresno e Serra da Gata

Valverde del Fresno é um município raiano espanhol da comarca da Serra da Gata, província de Cáceres da comunidade autónoma da Extremadura.

Pertenceu ao território português até ao reajustamento das fronteiras nos Séc. XV e XVI que levou ao derrube do castelo de Salvaleón, situado na confluência do rio Baságueda e Erges.

Como “pueblo” fronteiriço que é, servia de rota de contrabandistas, que como consequência da guerra civil tentavam aliviar a fome e a miséria com os portugueses.

Juntamente com Eljas e San Martín de Travejo, forma o chamado Val de Xálima onde é falado um dialecto, ainda vivo, de origem galaico-portuguesa. O seu isolamento secular ajudou a preservar a sua natureza e o seu modo de vida rural.

A igreja paroquial de Nossa Senhora da Assunção, do Séc. XV, é um dos monumentos mais importantes mas a construção encontra-se inacabada. A principal fonte económica da zona é o azeite, produzido a partir de azeitonas de boa qualidade. Outras fontes de rendimentos económicos são a criação de gado, a vinha, a indústria madeireira e, em menor escala, mas de forma crescente, o turismo rural.

A paisagem é deslumbrante para quem desce o sistema montanhoso Malcata-Gata onde se pode observar os ricos e verdejantes pinhais e entrar numa planície com pequenos relevos, pequenos riachos e vegetação mediterrânica.

Informações retiradas da CMP e RNSM e Wikipédia

   

     
           
     
           
       
           

 

Maquete do dorsal:

 

Patrocínios:

Apoios:

 

Organização:

 

 

© Recantos de Lazer - Todos os direitos reservados